Cadastro no Auxílio Brasil será feito pelo CadÚnico; veja como atualizar e se cadastrar

117

A criação do Auxílio Brasil foi anunciada pelo governo federal em agosto de 2021. O programa será o substituto do Bolsa Família e contará com mais pessoas inclusas. Além disso, o governo pretende subir os valores dos repasses e ofertar mais benefícios.

Apesar do anúncio do programa ter sido feito, o governo federal ainda não chegou a um consenso sobre os valores do repasse. O Ministério da Economia trabalha com pagamentos de R$ 300. No entanto, existem dificuldades em encontrar os recursos necessários para os depósitos. Ao mesmo tempo, o presidente Jair Bolsonaro chegou a ventilar a possibilidade do valor ser superior a R$ 300.

Como confirmar cadastro e fazer inscrição no Auxílio Brasil

Como o Auxílio Brasil é o substituto do Bolsa Família, será necessário que o interessado esteja regularizado no Cadastro Único (CadÚnico) e deve estar em situação de pobreza ou extrema pobreza, conforme os critérios do programa.

Caso o interessado não faça parte do CadÚnico, é possível se registrar. Para isso, é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do Cadastro Único da sua cidade. No local, é preciso estar com o CPF ou Título de Eleitor próprio e um dos seguintes documentos para os demais membros da família:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), para indígenas.

No CRAS ou no posto de atendimento, um funcionário público fará todos os procedimentos legais e depois informará a situação. Atualmente, a fila do Bolsa Família é de cerca de 1,2 milhão de pessoas.

Como consultar a inscrição no Cadúnico

Se você já está inscrito no Cadastro Único é possível verificar seus dados e atualizá-los por meio do aplicativo “Meu CadÚnico” (iOS ou Android). Lá ainda é possível tirar dúvidas e ver diversos detalhes sobre o CadÚnico.

A Caixa Econômica Federal, responsável pelos repasses do Bolsa Família, possui um número de telefone gratuito. Basta ligar para 0800 707 2003 de qualquer local do país.

Concursosnobrasil.com