Concursos no Ceará: Governo anuncia 2.870 vagas na PM, Bombeiros, Polícia Civil e Pefoce

31
O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na manhã desta quarta-feira, 18 de novembro, novos concursos para a área de Segurança Pública do estado. O comunicado foi feito por transmissão ao vivo às 10 horas pelas redes sociais do governo do Ceará.
Estiveram presentes também na cerimômia o secretário de Segurança, Sandro Caron, comandantes da Polícia Militar e Bombeiros, o Delegado Geral da Polícia Civil e Perito Geral da Pefoce. A informação foi publicada no site do governo do estado. A expectativa é que sejam lançados novos editais já no início de 2021 na PM-CE, PC-CE, CBM-CE e na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Serão 2.870 vagas abertas nos próximos anos, segundo Camilo Santana. A maior parte delas será para a PM, que terá 2 mil para soldados e 200 para Oficiais.
Concurso PC CE
O concurso da Polícia Civil do Ceará também foi anunciado em 2019, mas não teve edital divulgado. Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a previsão é de que sejam abertas 1.500 vagas para Escrivão, Inspetor e Delegado da PC CE. O certame ainda não possui comissão organizadora formada. O último concurso público da Polícia Civil do Ceará foi realizado em 2015 com a oferta de 763 vagas, sendo 168 vagas para Delegado, 336 para Escrivão e 259 para Inspetor.
“Preciso repor esses policiais, vou ter que ter novos policiais, vou ter que fazer concurso novo para a Polícia Civil. Estamos planejando, tudo depende do momento da economia brasileira”, afirmou o Governador em julho de 2019.
Atualização: O novo concurso da Polícia Civil do Ceará terá 500 vagas, sendo 100 vagas para o cargo de Escrivão e 400 para Inspetor.
Concurso Pefoce
Há 8 anos sem concurso público, a Perícia Forense do Estado do Ceará teve novo certame anunciado em 2018 pelo governador do estado. Assim como os demais concursos da área de segurança do Ceará, o concurso Pefoce foi confirmado novamente no ano passado, mas até o momento não teve edital divulgado. Ainda não há previsão de vagas e cargos que serão contemplados pelo novo concurso. Na última seleção, foram abertas 170 vagas imeadiatas e cadastro de reserva nas funções de Médico Legista, Perito Criminal, Perito Criminal Adjunto e Auxiliar de Perícia.
Atualização: O concurso da PEFOCE será o certame com prioridade de lançamento do edital, que deve ofertar 170 vagas, sendo 60 vagas para Perito Criminal, 20 Perito Legista, 20 para Médico Legista e 70 para Auxiliar de Perícia.
Concurso Bombeiros Ceará
Na ocasião, o governador autorizou a convocação da última turma de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Realizado em 2013, o último certame abriu 300 vagas no curso de formação para Oficiais e Soldados. De acordo com Santana, serão convocados ainda 208 Soldados e 50 Oficiais do CBM-CE.
Fonte: Empregabilidade Brasil