Concurso PC ES: Governo aumenta oferta para 448 vagas

25

Nesta segunda-feira (5), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, autorizou uma mudança no concurso PC ES, que teve edital lançado em 2018. Inicialmente, a seleção ofertava 173 vagas imediatas e agora esse número subiu para 448 oportunidades. A informação foi divulgada nas redes sociais após reunião com a cúpula da Segurança Pública.

De acordo com Casagrande, o objetivo é reduzir os índices de violência e criminalidade do estado. Sendo assim, os investimentos são voltados para o Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O governador destacou que o concurso PC ES irá recompor o quadro de pessoal, que tem déficit crescente desde 2014.

“Estamos anunciando a ampliação das vagas do concurso da Polícia Civil. Com essas novas vagas a gente recupera um pouco do efetivo da Polícia Civil que foi se perdendo nos últimos anos”, afirmou Casagrande. O delegado-geral José Darcy Arruda disse que “esperamos começar a academia [o curso de formação] ainda este ano (2020) “.

Sobre a renovação do pessoal, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, acredita que irá melhorar o trabalho e combate à criminalidade. “Com a contratação de mais policiais com certeza iremos melhorar o atendimento à população em diversas delegacias do Estado, além de dar mais poderio investigativo à nossa PC ES, que já faz um exímio trabalho com alto índice de elucidação de crimes”, pontuou.

Detalhes do concurso PC ES

O aumento nas oportunidades do concurso PC ES se deu da seguinte maneira:

  • Escrivão: de 20 para 130 vagas;
  • Auxiliares de perícia médico-legal: de 20 para 50 vagas;
  • Médico-legista: de 15 para 30 vagas;
  • Investigador de Polícia: de 60 para 150 vagas;
  • Perito Oficial Criminal: de 50 para 76 vagas;
  • Psicólogo: de 4 para 6 vagas;
  • Assistente Social: de 4 para 6 vagas.

Para os cargos de nível médio, o salário é de R$3.622,08 e enquanto para superior o valor é R$5.103,84. Todos os contratados contarão com jornadas de 40 horas de trabalho semanal, com exceção do Médico-legista que terá carga horária de 30 horas por semana.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) prevê um novo concurso PC ES a ser realizado em 2021. No entanto, ainda não foram definidos cargos, números de vagas e remunerações.

Concursos no Brasil