Versículos bíblicos sobre compaixão

35
Cropped shot of a senior woman holding hands with a nurse

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.

(Lucas: 10.33)

Introdução:

Deus é misericordioso e tem compaixão de toda a humanidade.

Ele não tem nenhum prazer em ver o sofrimento do homem.

Por isso, Ele enviou o Seu filho, que, ao morrer pelos nossos pecados, deu ao ser humano a possibilidade de ter a vida eterna.

E ele espera que cada pessoa tenha compaixão pelo seu próximo e se importe com a vida do seu irmão.

Versículos sobre compaixão no Antigo Testamento:

Um homem desesperado deve receber misericórdia de seus amigos, muito embora ele tenha abandonado o temor do Todo-poderoso. (Jó: 6.14)

Afrontas me quebrantaram o coração e estou fraquíssimo, esperei por alguém que tivesse misericórdia, mas não houve nenhum e por consoladores, mas não os achei. (Salmos: 69.20)

Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. (Salmos: 103.13)

Mais versículos bíblicos sobre a compaixão:

E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, onde estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda e também muitos animais? (Jonas: 4.11)

Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e se compadecerá de seus servos, quando vir que o poder deles se foi e não há preso nem desamparado. (Deuteronômio: 32.36)

Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, piedoso, sofredor e grande em benignidade e em verdade. (Salmos: 86.15)

Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva e uma grande multidão da cidade estava com ela. (Lucas: 7.12)

Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: “Não chore”. (Lucas: 7.13)

Versículos sobre compaixão nos Evangelhos:

O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: Tem paciência comigo e eu te pagarei tudo. (Mateus: 18.26)

O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir. (Mateus: 18.27)

Naqueles dias, outra vez reuniu-se uma grande multidão. Visto que não tinham nada para comer, Jesus chamou os seus discípulos e disse-lhes: Marcos: 8.1)

Tenho compaixão desta multidão, já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer”. (Marcos: 8.2)

Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? (Mateus: 18.33)

Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram. (Mateus: 20.34)

Versículo sobre compaixão nas Cartas de Paulo:

E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. (Romanos: 9.14-15)

E fá-los-ei em pedaços atirando uns contra os outros e juntamente os pais com os filhos, diz o Senhor. Não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que não os destrua. (Jeremias: 13.14)

E vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. (Mateus: 9.36)

Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres podes purificar-me! Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado! ” (Marcos: 1.40-41)

E o Senhor Deus de seus pais, falou-lhes constantemente por intermédio dos mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. (2 Crônicas: 36.15)

E partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos clamando e dizendo: Tem compaixão de nós filho de Davi. (Mateus: 9.27)

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Romanos? 12.1)

Fonte: Universalidade da Biblia