“Não tenha medo da morte, tenha medo de uma vida sem propósito”, diz pastor

41

pastor Joel Engel se aprofundou no tema do medo em mensagem transmitida nesta terça-feira (18), inspirado na passagem bíblica onde os apóstolos sentiram medo e confundiram Jesus com um fantasma, enquanto Ele andava sobre as águas.

Para lidar com o sentimento do medo, Engel explica que é preciso ter “domínio das emoções”. Mas se essa é uma dificuldade para você, não se preocupe — o apóstolo Pedro também passou por esse processo de transformação.

O pastor observa que Pedro tinha problemas emocionais que afetavam até seus relacionamentos, mas ainda assim, Jesus o escolheu para liderar os apóstolos. “Jesus viu em Pedro não apenas seus defeitos, Jesus viu além. Ele foca no melhor da pessoa”, diz Engel.

“Pedro foi o único homem em toda a Bíblia que andou sobre as águas, depois de Jesus”, o pastor acrescenta. “Todo mundo diz que ele afundou, mas ele também andou sobre as águas. Ele superou o medo”.

Engel destaca que é preciso ter essa a revelação no tempo em que estamos vivendo; já que, por causa da pandemia do coronavírus, a maioria das pessoas têm sido regida pelo medo e pela insegurança. “Cada vez que Deus diz ‘vem’, nós precisamos sair da nossa prisão de emoções”, incentiva o pastor.

Foi isso o que aconteceu quando Pedro foi chamado por Jesus para fora do barco, conforme relata Mateus 14. “Jesus chamou Pedro para enfrentar os seus medos, suas limitações e suas prisões. Ele achava que havia um fantasma, mas quando ele sai, ele tem uma revelação de Jesus”.

O pastor acrescenta: “Jesus viu em Pedro alguém capaz de enfrentar o caos, em meio às suas emoções — que naquele caso foi o medo. Se você conseguir dominar as suas emoções ou pelo menos freá-las, você vai será distinguido”.

Inteligência espiritual

A única forma de viver a cura das emoções é através da palavra de Deus e das experiências com Jesus, ensina Engel. “Toda pessoa que tem inteligência espiritual conhece a Palavra de Deus e, na hora do escuridão, declara a Palavra”, orienta.

Em mensagem direcionada às pessoas que sentem que estão “afundando”, o pastor incentiva a aceitar o “vem” de Jesus. “Jesus respeita a sua humanidade”, afirma. “Jesus está dizendo: Saia para fora, não tenha medo. Não tema o fracasso, tema por não tentar”.

Engel mostra que, quando Jesus diz “vem”, Ele está dizendo: “Não tenha medo da vida, tenha medo de viver a vida que Deus não planejou para você. Não tenha medo da morte, tenha medo de viver uma vida medíocre e sem propósito”.

“Não tenha medo de ser ferido ou ofendido, tenha medo de não ser capaz de perdoar. Não tenha medo do chamado, tenha medo de renunciar e voltar atrás. Não tenha medo do ódio, tenha medo de não amar”, continua.

Ele ainda acrescenta: “Não tenha medo daqueles que podem matar o seu corpo ou te trancar em uma prisão, tenha medo daqueles que podem matar a sua vida emocional e espiritual. Não tenha medo de fracassar, tenha medo do dia em que você parar de sonhar.

Não tenha medo de cair, tenha medo de não levantar”.

O pastor diz quando se vê apenas o ponto final, Jesus coloca o ponto e vírgula, e recomeça a história. “A leitura que faço desse tempo em que estamos vivendo é essa: Deus quer que toda a humanidade busque a Ele. Se aquiete, não corra atrás do vento, não olhe para as trevas. Olhe para Ele. Deus está no comando”, finaliza.

Veja a pregação completa:

Fonte: Guia me