Como você estuda a Bíblia? Aqui estão 5 passos

186

Esse ano, muitos de nós tivemos de nos adaptar a um “novo normal” que não parece normal. Mudanças repentinas como essas podem impactar negativamente a saúde e levar a cansaço crônico e desgaste.

Ainda assim, no meio de tudo isso, Deus nos diz venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Uma forma de nos aproximarmos de Deus é passar tempo na Sua Palavra, mas como fazer disso um hábito diário? E então, como fazer a ponte entre conhecer a Escritura e vivê-la diariamente?

Aqui estão 5 passos permanentes que podem te ajudar a pausar, descansar e estudar a Bíblia todo dia – mesmo quando você se sentir sobrecarregado.


Prepare seu coração

Ó Senhor Deus, eu já não sou orgulhoso; deixei de olhar os outros com arrogância. Não vou atrás das coisas grandes e extraordinárias, que estão fora do meu alcance. Assim, como a criança desmamada fica quieta nos braços da mãe, assim eu estou satisfeito e tranquilo, e o meu coração está calmo dentro de mim.

Salmos 131:1-2

Comece seu tempo silencioso recitando esse Salmo, e então escreva seus medos e preocupações. Visualize tudo que te vem à mente dentro de uma caixa, e entregue essa caixa para Deus. (Pode ser que você precise repetir esse processo muitas vezes antes de se sentir pronto para avançar para o próximo passo.)

Peça a Deus para Falar com Você

Antes de você imergir no estudo Bíblico diário, peça a Deus para ajudá-lo(a) a entender a Palavra, e como você pode aplicar as Escrituras corretamente em sua vida. Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá.

Uma Oração por Sabedoria:

Senhor, por favor, aquieta a minha mente para que eu possa Te ouvir claramente. Eu quero a Sua Sabedoria enquanto estudo essa passagem, para que eu possa reconhecer a verdade bíblica e a aplique em minha vida. Por favor, ajude-me a vê-Lo claramente trabalhando através da Sua Palavra. Amém.

Analise a passagem

Quando a passagem foi escrita? Quem era o público-alvo? Qual era o tema principal? Há alguma palavra ou frase repetitiva (em caso afirmativo, por quê)? O que a passagem nos conta sobre o caráter de Deus?

Quando começar seu estudo Bíblico, leia a passagem várias vezes, e a cada vez respondendo uma pergunta diferente. Preste bastante atenção a quaisquer frases ou ideias que continuem destacando-se para você.

Resuma as Escrituras

O que você entendeu enquanto estava lendo? Passe alguns minutos pedindo a Deus para lhe mostrar as Verdades em Sua Palavra e, então, escreva 1-3 lições que você tirou da passagem. Isso te ajudará a processar e acompanhar os ensinamentos que Deus te mostrará.

Exercite a Aplicação

Se você quiser crescer na fé, não pode apenas estudar a Palavra de Deus – você também precisa vivê-la.

Escreva 2-3 formas que você queira aplicar em sentido prático as Escrituras que estudou e verifique regularmente o seu progresso. Você pode até mesmo transformar suas metas em Orações no App da Bíblia, e colocar lembretes para orar sobre eles!


Uma vez que tenha terminado o estudo Bíblico, passe alguns minutos em reflexão silenciosa e peça a Deus para te lembrar ao longo do dia de tudo o que você aprendeu.

Mesmo quando a incerteza nos rodeia, escolher passar tempo com Deus diariamente nos ajuda, finalmente, a vermos os problemas e dores do Seu ponto de vista eterno. E nesse processo, encontramos descanso para a alma e esperança renovada para nossas vidas.

Fonte:https://blog.youversion.com/