Edição e conversão de PDF para Word no Mac

108

A experiência de receber um importante documento em formato PDF, e ver que ele apresenta erros, não é agradável. Em muitas dessas ocasiões, não dispomos de muito tempo para correções. É possível, também, que não possamos contar com ninguém para nos ajudar. Logo, é preciso que estejamos preparados para usar as ferramentas mais eficientes em um momento assim.

Neste artigo, apresentamos algumas maneiras rápidas e eficazes de fazer a conversão de PDF para Word no Mac. Com elas, você editará documentos em menos tempo, e não precisará contar com ninguém para fazer o serviço.

Editando um PDF sem convertê-lo para Word

Das maneiras que apresentamos neste artigo, começamos pela que não requer uma conversão de PDF para Word. Em outras palavras, por meio do uso de uma simples ferramenta do Mac, você poderá fazer edições no próprio documento em formato PDF. Trata-se do PDFpen, um poderoso editor de arquivos em PDF que nos permite fazer as alterações que desejemos, como mudar informações, mover páginas e combinar documentos. Com o PDFpen, a tarefa de revisar e editar aquele documento que você recebeu, e está repleto de erros, será muito mais fácil.

 Duas ferramentas de conversão de PDF para Word

Caso você prefira fazer a conversão de PDF para Word, conheça as seguintes ferramentas. A primeira delas é o Adobe Acrobat Pro. Este versátil programa possibilita que qualquer documento em formato PDF seja transformado em um típico documento editável no Word. Para fazer isso, basta abrir o documento em PDF desejado, selecionar a opção “Exportar PDF”, e escolher “Microsoft Word”. Em seguida, escolha “Documento do Word”, e clique na opção “Exportar”. Pronto! Os últimos passos serão dar um nome ao arquivo convertido, e salvá-lo no local de sua preferência.

A segunda opção de conversão é o Documentos Google. Trata-se de uma das mais conhecidas ferramentas de edição online, e é bem provável que você, em alguma ocasião, já tenha lançado mão do Documentos Google. Essa ferramenta possibilita que convertamos um PDF para Word do seguinte modo: em primeiro lugar, você deverá encontrar a opção “Configurações”, situada à direita da tela, mais precisamente na parte superior. Em seguida, em “Geral”, clique em “Converter uploads” (logicamente, você já deverá ter o arquivo em formato PDF armazenado em seu Google Drive). Depois, clique em “Converter arquivos enviados para o formato do editor do Documentos Google”, e busque o documento em formato PDF que você procura. Finalmente, você clicará nesse documento com o botão direito do mouse, e escolherá a opção “Abrir com” e “Documentos Google”. Pronto, agora você poderá editar seu documento.

Além dessas maneiras de realizar a conversão de PDF para Word no Mac, há o Automator. Esse aplicativo permite que façamos a extração do texto, e o exportemos para outro aplicativo do Mac, o Ulysses (um editor de textos). A partir do Ulysses, você poderá fazer a exportação do texto para formato Word.