Assembleia Legislativa de Rondônia homenageia pastor, professores, Diário da Amazônia, Fecomércio e o Clube Ypiranga

132

O deputado estadual Jair Montes (PTC) entregou na tarde desta quinta-feira (5), Medalhas do Mérito Legislativo e Votos de Louvor para o Professor Dr. Carlos Paraguassu, Pastor Shirleyton Gonçalves, Professora Valéria Oliveira, membros do Clube Ypiranga, profissionais do Jornal Diário da Amazônia, e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio), pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A cerimônia aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa e contou com a participação especial do Coral Centenário dos Batistas de Rondônia, sob a regência do maestro Zacarias Fernandes.  

Na abertura do evento, Jair Montes apontou a necessidade do reconhecimento do trabalho desenvolvido por cada um dos homenageados. Disse ser um motivo de muito orgulho estar prestando honra as pessoas e a pessoas que contribuem e que já contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Rondônia.  Emocionado, o parlamentar disse ter passado um filme pela cabeça ao homenagear o Clube Ypiranga, onde brincou e jogou futebol quando adolescente. 

Sobre o Diário da Amazônia, disse ter acompanhando todo o processo de evolução no meio da imprensa através das mídias sociais, e que o Diário se mantém de pé, firme e prezando boa e velha forma de fazer o jornalismo. “O jornal não perdeu sua essência, apesar de toda evolução tecnológica”, disse. 

Jair parabenizou os professores doutores por este momento, e que se não fossem os professores, não existiriam as outras profissões.  

A deputada Federal Silvia Cristina (PDT), que também participou do evento, parabenizou Jair Montes pela postura e defesa de bandeiras importantes para Rondônia, em especial na questão da CPI da Energisa, onde é o relator. Afirmou que, “o verdadeiro reconhecimento deve ser feito em vida, quando o profissional tem o prazer de receber a comenda. Isso sim é uma homenagem”, frisou.  

A deputada falou também sobre sua passagem, como jornalista, pelo grupo do Diário da Amazônia, pelo período de 15 anos no Diário, e que jamais poderia ficar de fora de tão honrosa homenagem ao grupo. 

Medalha do Mérito Legislativo 

Jair Montes fez a entrega de cada uma das comendas aos agraciados, juntamente com a deputada federal Silvia Cristina. O primeiro a receber foi o professor aposentado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Carlos Alberto Paraguassu Chaves, que tem no curriculum 24 livros publicados. 

O pastor Shirleyton Gonçalves do Nascimento também foi homenageado. Na sequência a professora Doutora Valeria de Oliveira. 

A professora Doutora Valéria de Oliveira relatou ter ficado muito emocionada com a homenagem. Disse que estava em viagem e fez questão de retornar a capital para participar da cerimônia. Muito emocionada, contou que Rondônia faz parte da sua história de vida. “Há 32 anos cheguei aqui. Fui moldada, lapidada, e criei meu filho nesta terra. Tive oportunidades e isso não tem preço”, frisou. 

Ressaltou que o estudo é o grande fator de mudança na vida do ser humano, pois o saber é transformador. 

O pastor Shirleyton Gonçalves do Nascimento enalteceu o momento único e marcante na sua vida. Disse que receber a comenda é motivo de orgulho e que Deus é o grande responsável por tudo isso. Desejou que a Assembleia Legislativa possa fazer um trabalho eficiente em prol da melhoria da qualidade de vida da população. 

O professor Doutor Carlos Alberto Paraguassu Chaves, declamou um poema, de sua autoria, para descrever o momento ímpar da homenagem, agradecendo a esposa, filhos, e familiares que prestigiaram a cerimônia, e que o ajudaram a chegar onde chegou profissionalmente. Agradeceu, de forma emocionada, ao deputado Jair Montes pelo momento. Disse se sentir muito grato pela lembrança do seu nome e do seu trabalho em prol da educação rondoniense. Falou que hoje é considerado o maior escritor de Rondônia, com 24 obras publicadas, inclusive em inglês.

Diário da Amazônia 

Assis Gurgacz Neto, diretor do grupo SGC e representando o jornal Diário da Amazônia recebeu Voto de Louvor proposto pela Assembleia Legislativa pelos 26 anos de fundação e atuação em Rondônia. Acácio Figueira dos Santos, diretor executivo do Diário da Amazônia também foi homenageado, o Jornalista Solano de Souza Ferreira, editor Chefe do jornal, o gerente Comercial do Jornal Paulo de Tarso, gerente administrativo John Allan Antônio de Mello, Joel Elias, secretário de Redação do jornal, o editor de política, jornalista Chagas Pereira, jornalistas Natalia Figueiredo, Sara Cicero, Silvio Santos (Zé Katraca), Larina Rosa, Miguel Franco, o repórter fotográfico Ronieldo de Carvalho, responsável pelo Marketing Raissa Costa, Social Mídia Daniel Rodrigues, Creila Maria da Silva , revisora de texto. 

Ao discursar em nome do Diário da Amazônia, Assis Gurgacz Neto, disse que o grupo se sente muito honrado por ser lembrado, especialmente pela revolução tecnológica existente na imprensa, onde as mídias sociais avançando cada vez mais. Como gerador de conteúdo, o jornal se manteve com a mesma característica de levar a informação de forma tradicional. 

Fecomércio 

Em nome da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio), o presidente em exercício da entidade, Gladstone Nogueira Frota recebeu o Voto de Louvor, bem como os Conselheiros, Manoel Anastácio das Graças, Carlos Alberto Nogueira e Cezar Rafael de Freitas Zoghbi, pelos 36 anos de Fundação e atuação em prol do crescimento e fortalecimento do comércio e desenvolvimento econômico de Rondônia. 

Ao todo 26 foram os homenageados, entre membros da diretoria, do Conselho Fiscal, delegados representantes junto a CNC, Sindicatos e Associações filiados e Associados do sistema. 

O presidente em exercício da Fecomércio Gladstone Frota disse que o sistema se sente muito feliz pela homenagem, e que todos que fazem parte da instituição se sentem lisonjeados pela comenda. “Um momento de alegria, emoção, e de revência aos colaboradores”, disse. 

Clube Ypiranga 

Em nome do Ypiranga Esporte Clube, recebeu o Voto de Louvor o presidente Osvaldo Alves Reis, pelos 100 anos de fundação, e pelo fortalecimento, desenvolvimento e incentivo ao esporte em Porto Velho. Integrantes do Conselho Fiscal e Deliberativo do Clube também foram reconhecidos e homenageados. 

Ao discursar o presidente do Clube, Osvaldo Alves Reis convidou a todos para conhecer a nova sede do clube. Agradeceu ao deputado Jair Montes por valorizar o esporte de Rondônia, e reconhecer o trabalho de incentivo desenvolvido pelo clube mais antigo de Porto Velho.