Saiba qual é a diferença entre alergia e intolerância alimentar

28

A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o corpo dá quando em contato com o alimento. Na alergia, há uma resposta imunológica imediata: o organismo cria anticorpos como se a comida fosse um agente agressor e, por isso, os sintomas são mais generalizados. Já na intolerância alimentar, a digestão não ocorre de maneira correta e, dessa forma, as reações surgem principalmente no sistema gastrointestinal.

A intolerância alimentar é também muito mais frequente que a alergia, podendo afetar qualquer pessoa, mesmo que não exista histórico familiar. Já a alergia geralmente é um problema mais raro e hereditário, surgindo em vários membros de uma mesma família.

Para fazer o diagnóstico de alergia alimentar, normalmente são realizados exames na pele, nos quais se observam as reações que aparecem entre 24 e 48 horas após a aplicação de substâncias que contém alérgenos de alimentos. Se existirem reações no local onde o teste foi aplicado, significa que existem alergias.

No caso da intolerância alimentar, os testes de alergia na pele geralmente dão resultado negativo e, assim, o médico pede exames de sangue e fezes, assim como sugere que alguns alimentos sejam excluídos da alimentação para avaliar uma possível melhora nos sintomas.

Na maior parte dos casos, a alergia alimentar é provocada por comidas como camarão, amendoim, tomate, marisco ou kiwi. A intolerância alimentar, por sua vez, costuma estar relacionada ao consumo de leite de vaca, ovos, morangos, nozes, espinafre e pão.

Tanto na alergia, como na intolerância, o tratamento consiste em retirar da dieta todos os alimentos que possam causar sintomas. Assim, é importante consultar um nutricionista para que ele indique o que pode ser consumido em substituição aos itens retirados.

Os principais sintomas que diferenciam a alergia da intolerância são:

Sintomas de alergia alimentar Sintomas de intolerância alimentar
Urticária e vermelhidão na pele;Coceira intensa na pele;

Dificuldade para respirar;

Inchaço no rosto ou língua;

Vômitos e diarreia.

Dor no estômago;

Inchaço da barriga;

Excesso de gases intestinais;

Sensação de queimação na garganta;

Vômitos e diarreia.

Características dos sintomas Características dos sintomas
Surgem imediatamente, mesmo quando se ingere pouca quantidade do alimento. Os testes feitos na pele são positivos. Podem demorar mais de 30 minutos para aparecer e são mais graves quanto maior tenha sido a quantidade do alimento ingerido. Os testes feitos na pele não apresentam alterações.

(Com informações do portal Tua Saúde.)