Senado aprova criação da Nav Brasil

16

O Senado aprovou, em sessão plenária realizada no dia 26 de setembro de 2019, a medida provisória que cria a empresa área NAV Brasil. Com isso, um novo concurso público poderá ser realizado futuramente.

A NAV Brasil terá sob sua atribuição a administração da infraestrutura aeronáutica destinada à prestação de serviços de navegação aérea no país, que até então era realizada pela Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.

A sede da nova empresa será no Rio de Janeiro.

A intenção da nova empresa é diminuir os prejuízos da Infraero, que perdeu grande parte da sua receita com a privatização de vários aeroportos.

O relator da matéria que cria a nova empresa foi o senador Flávio Bolsonaro (PSL – RJ) e agora o projeto segue para sanção presidencial. A iniciativa de criar a NAV Brasil iniciou no governo Michel Temer.

Novas contratações

Inicialmente, os funcionários da Infraero serão cedidos para a Nav Brasil, que ainda poderá ter a cessão de funcionários colocados à disposição por outros órgãos, inclusive, militares.

Para complementar o seu quadro pessoal, a empresa deverá, inicialmente, contratar vagas temporárias por meio de processo seletivo.

Mais adiante, poderá ser realizado o concurso Nav Brasil.