Cavalgada de largada à 1ª edição da Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho acontece no sábado (28)

20

Resgatando a cultura popular na capital e a tradicional cavalgada que sempre antecede às festas agropecuárias em Rondônia, a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) realiza o evento no próximo dia 28, dando início à agenda da primeira edição da Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto).

A feira será dos dias 2 a 6 de outubro, mas a tradicional cavalgada deve atrair milhares de pessoas e as famosas comitivas. Um trio elétrico deve animar a festa.

“A concentração começa às 8 horas, no Espaço Alternativo e, às 10 horas, segue sentido aeroporto, fazendo o contorno em direção ao Parque dos Tanques, local onde a exposição será realizada durante as cinco noites de festa”, conta o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira.

Segundo Jobson, pela ordem, uma viatura da Polícia Militar deve se posicionar na retaguarda de pedestres e pessoas a cavalo. Atrás da viatura, podem desfilar carros e motos, não sendo de competência da organização do evento o posicionamento e coordenação desses veículos. “Chegando ao Parque dos Tanques vamos fazer um almoço, inclusive estamos tentando conseguir doação de carne para fazermos o ‘costelão solidário’, e as pessoas que vão entrar deverão doar um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo, para que no dia 12 – dia das crianças, façamos uma nova ação social com a arrecadação desses alimentos e brinquedos”, explica.

Para as comitivas haverá a competição “Queima do Alho”, onde devem cozinhar e apresentar os dotes culinários. “De lá vai sair o melhor feijão tropeiro, e outras comidas típicas sertanejas. Nesse dia também faremos a escolha da ‘Rainha da Expoporto’, a ‘Madrinha do Rodeio’ e as duas ‘Princesas’. Encerraremos a Cavalgada com apresentações musicais locais até no máximo às 22 horas”, completa Jobson. Para a escolha das moças, 40 se inscreveram no chamamento público feito pelo estado, sendo selecionadas 10 meninas para a escolha final.

A abertura da exposição será no dia 2, a partir das 19 horas no Parque dos Tanques, contando com estandes de muitas lojas e artesãos locais, praça de alimentação, brinquedos para a criançada, exposição de animais, rodeio, e shows regionais.

Para a realização do evento a Sejucel tem parceria com a PortoAgro, Lojistas, Federação de Rodeio, Prefeitura Municipal de Porto Velho, e secretarias estaduais.