Cenário de saúde mental é ainda mais alarmante para mulheres

25

Pesquisas da OMS mostram que a depressão será a doença mais incapacitante a partir de 2020. Na América Latina, o Brasil lidera em casos de ansiedade e depressão segundo levantamento da organização. E, enquanto 12% dos homens são afetados por depressão, 20% das mulheres entram nessa estatística. O número é maior devido a diversas questões às quais às mulheres estão expostas, que vão desde as questões biológicas, como as mudanças hormonais, até as sociais no mercado de trabalho, contra a violência doméstica, entre outros.

“Mente e corpo estão intimamente ligados e o nosso objetivo é dar a mesma atenção a doenças físicas e mentais, afinal, sabemos que qualquer um desses dois tipos de patologias pode limitar parcial ou completamente o dia a dia e a vida profissional de uma pessoa”, explica o diretor médico da Care Plus, Ricardo Salem Ribeiro.

De olho nesses dados, a Care Plus, seguradora de saúde que oferece produtos em novos formatos, desenvolveu estudos e workshops para entender qual a melhor jornada para os pacientes que precisam de tratamento para doenças mentais, como depressão e transtornos relacionados à ansiedade. O resultado foi a criação de um novo tipo de plano de saúde que vai além do que a ANS exige.

Nas empresas, identificar casos de pessoas que precisam de suporte médico e entender como lidar com profissionais que estão em tratamento ainda são grandes desafios. O novo modelo de plano contempla também o cuidado com esses gestores para que contribuam positivamente com a saúde integral de suas equipes.

MENTE E CORPO, JUNTOS, EM PRIMEIRO LUGAR

O serviço tem o beneficiário como centro de todo o processo. Ele inclui, também, a sensibilização de gestores e a entrega de um serviço de concierge ao paciente para facilitar e integrar o atendimento que deve ser humanizado e acolhedor. Vale destacar que as famílias também poderão ser envolvidas no tratamento, já que é comprovado que o apoio de um ente querido é extremamente importante e um grande facilitador no tratamento, principalmente porque uma pessoa com equilíbrio emocional conturbado impacta diretamente no seu convívio familiar.

SUPORTE 24 HORAS, ACOMPANHAMENTO FAMILIAR E TREINAMENTO PARA GESTORES

Para responder à necessidade dos pacientes e guiá-los de forma personalizada, o programa da Care Plus tem três pilares: na sensibilização, treinamentos com especialistas para suporte aos gestores para identificar colaboradores que necessitam de um apoio especial e, principalmente, em como lidar com esses indivíduos que merecem e precisam de um cuidado especial.

O segundo pilar é a pronta escuta ativa. Segundo o diretor médico, esse recurso pode evitar que males ganhem proporções maiores. Para isso, o serviço da Care Plus disponibiliza canal direto com psicólogos 24 horas por dia, todos os dias da semana. A ideia é que qualquer beneficiário do plano possa conversar, se abrir de forma mais reservada e receber orientações adequadas. Tudo terá muito acolhimento, isso será um grande diferencial do programa.

Já no terceiro pilar, o Mental Care Navigator, funciona como uma espécie de concierge que ajuda o paciente a entender que especialidade buscar naquele momento e inclusive agendar as consultas com os melhores médicos do plano, quando preciso: “Nossa equipe estará à disposição para ajudar esses pacientes a qualquer momento do dia. Queremos transmitir segurança e carinho a quem realmente precisa e para isso contamos com profissionais extremamente gabaritados. Queremos ir além do que está coberto pelo contrato que rege o plano de saúde, pois sabemos que um diagnóstico envolvendo um assunto tão delicado deve ter um olhar diferenciado e individual para que o resultado seja conclusivo”.