Igreja Católica na Bolívia convoca Dia de Oração por incêndios na Amazônia

276

O arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, Dom Sergio Gualberti Calandrina, responsável pela Igreja Católica na Bolívia, convocou os fiéis para um dia de oração pela Amazônia.

Durante o último domingo (25), os católicos bolivianos fizeram orações para que Deus envie chuvas que possam reduzir os riscos de incêndios na floresta. A data também tinha como objetivo “promover a consciência do cuidado da Casa Comum, tarefa de todos”.

Os incêndios na floresta estão afetando as regiões de Chiquitanía e o Chaco, e o religioso emitiu um comunicado mostrando toda a sua tristeza pelo que tem acontecido.

“Os incêndios que afetam essas áreas, parques nacionais e subnacionais, afetam toda a Bolívia e além de nossas fronteiras”, declarou o arcebispo no comunicado, segundo divulgou o Vatican News e a ACI Digital.

Dom Gualberti entende que, “como cristãos, não podemos ficar indiferentes”, e lembrou no comunicado que em outubro deste ano a Igreja Católica celebrará o Sínodo Pan-Amazônico convocado pelo Papa Francisco.

O religioso aproveitou para criticar uma decisão do governo local que por meio do Decreto Supremo nº 3973 de julho passado autoriza as chamadas “queimas controladas”. Para o arcebispo, o decreto é irresponsável por não levar em consideração as condições e mecanismos para controlar as queimadas.