Confira 15 benefícios do açaí para melhorar a sua saúde

13

Um dos frutos mais populares do Brasil é também um dos mais ricos quando o assunto é saúde. Os benefícios do açaí vão além do sabor inconfundível e impactam diretamente em diversos pontos do nosso corpo.

Os efeitos positivos do consumo do açaí para a saúde são vários, ainda mais considerando seu valor nutricional. No entanto, por ter um alto teor calórico, é preciso consumir a fruta moderadamente.

Uma das principais dúvidas, quando falamos de açaí, está relacionada ao ganho de peso. No entanto, isso só ocorre quando a fruta é consumida com alimentos mais calóricos, como guaraná e banana, além de outras guloseimas.

Dispensando este pacote calórico, a fruta ou sua polpa pura podem ajudar. Por isso, separamos os 15 benefícios do açaí para a sua saúde!

1 – Evita câimbras

O açaí pode evitar as câimbras. No entanto, o ideal é conciliar o consumo da fruta com a prática regular de exercícios físicos. Ingerir bastante líquido também ajuda neste processo.

2 – Combate o envelhecimento

Um dos benefícios do açaí está em ser um alimento rico em vitaminas C e E, que atuam como antioxidantes. Desta forma, o consumo da fruta reduz a ação de radicais livres e a oxidação das células, combatendo o envelhecimento precoce.

3 – Melhora o intestino

Rico em fibras, o açaí ajuda a regular o intestino, evitando prisão de ventre e diarreias.

4 – Reduz o colesterol

Em pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará, foi confirmado que o consumo de açaí pode reduzir o colesterol ruim. Isso ocorre devido aos componentes da fruta.

5 – Ajuda na circulação

Além de combater o colesterol, o açaí tem propriedades que podem contribuir com o sistema circulatório.

6 – Fornece energia

Um dos benefícios do açaí é seu potencial energético. Isso porque a fruta possui carboidrato e é rica em nutrientes. O ideal aqui é consumir o fruto antes de praticar exercícios, já que sua digestão no organismo é mais rápida.

7 – Aumenta o desejo sexual

Como o consumo do açaí aumenta a circulação sanguínea, esse processo contribui para o aumento do desejo sexual.

8 – Evita infecções

Os antioxidantes presentes no açaí aumentam a capacidade do corpo de combater infecções.

9 – Evita o câncer

Como o açaí combate os radicais livres no organismo, o consumo do fruto pode evitar o câncer. A fruta pode reduzir a proliferação de células cancerosas, segundo pesquisas. Além disso, os agentes antioxidantes fortalecem o sistema imunológico.

10 – Não engorda

Diferente do que dizem, o açaí não engorda. Apesar de ser rico em calorias, o que engorda são os acompanhamentos e outros alimentos que são misturados à fruta, como o açúcar e o xarope de guaraná.

11 – Previne a osteoporose

O açaí evita a osteoporose porque tem uma concentração de cálcio e potássio. Estes componentes ajudam na construção e nas renovações constantes dos ossos, evitando a doença.

12 – Combate a anemia

Por ser um alimento rico em ferro, o açaí pode combater e evitar a anemia. O ideal é consumir a fruta com opções cítricas, que podem potencializar a fixação do ferro no organismo.

13 – Evita doenças degenerativas

Segundo pesquisas, os antioxidantes presentes no açaí reduzem o acúmulo da proteína beta-amiloide, que está diretamente ligada a doenças degenerativas, como o Alzheimer.

14 – Facilita o ciclo menstrual

O açaí é uma fruta com muitos nutrientes, entre eles o cálcio. É ele que ajuda a reduzir as sensações incômodas, como dores e inchaços, durante o período menstrual.

15 – Ajuda na saúde da pele

Por ser antioxidante e combater o envelhecimento precoce, o uso de óleos de açaí podem ajudar na saúde da pele.