Governador Marcos Rocha recebe deputada federal Jaqueline Cassol para tratar de modais de transporte e investimento na saúde

26

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, recebeu na manhã desta segunda-feira (24) a visita da deputada federal Jaqueline Cassol para tratar da melhoria das estradas estaduais, oferta de voos no interior do Estado e investimento em saúde e educação. Ele explicou que este é o ano da cautela devido ter recebido o Estado com mais R$ 400 milhões em déficit orçamentário, mesmo assim planejamentos e ações emergenciais estão sendo cumpridos para atender as demandas da sociedade.

Exemplo disso são as estradas estaduais. O governador explicou que mesmo no período de chuvas, o Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) mapeou os pontos críticos, aqueles que alagam e travam o fluxo de veículos no inverno amazônico e fez todo planejamento para atuar de forma prioritária nessas regiões. Destacou ainda que está sendo feito um trabalho com composto de solo e cimento em estradas esburacadas e até pavimentação em trechos mais degradados.

Mas a recuperação definitiva dos mais de 11 mil quilômetros de estradas estaduais deve iniciar a partir do próximo ano. A deputada apresentou ao Executivo a necessidade de recuperação da RO 460 no município de Buritis. De acordo com o diretor-geral do DER, cel. Erasmo Meireles e Sá, a residência regional será comunicada para que faça a manutenção necessária, mas o planejamento é que a rodovia seja reconstruída.

Além da malha terrestre, também foi pauta da reunião a malha aérea de Rondônia. O governador falou da necessidade de aumentar a oferta de voos no interior de Rondônia. O que também corrobora a deputada federal que disse que estará em reunião com uma companhia aérea essa semana para debater esse pleito. Atualmente apenas uma companhia oferta voos no interior do Estado.

Os investimentos em saúde também foram discutidos na reunião. A deputada sinalizou que planeja disponibilizar recurso para a realização de cirurgias de catarata, assim também como para aquisição de órteses e próteses para realização de cirurgias ortopédicas na região de Cacoal.

Para o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, a iniciativa é importante para a região, uma vez que pode até zerar, por exemplo, a fila por cirurgias de catarata. A deputada também anunciou investimentos para educação, especialmente para investimento em informática e robótica.