Univali realiza ação de conscientização sobre a afasia

70

Atividades ocorrem nos dias 10 e 13 de junho, no Campus Itajaí.

Junho é o mês de conscientização sobre a afasia, um distúrbio de linguagem resultante de lesão cerebral adquirida, que envolve as relações sociais e, por isso, demanda um cuidado multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial. Em consonância com este movimento, um grupo de professores e acadêmicos da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza, nos dias 10 e 13 de junho, abordagens de sensibilização e esclarecimento sobre o cuidado da pessoa com afasia e de seus familiares.

A ação envolverá alunos e professores, profissionais e pacientes, por meio do projeto de extensão Assessoria na Construção da Rede de Apoio para Afásicos de Itajaí e Região da Univali junto com a Associação de Afásicos de Itajaí e Região (AAfas). No dia 10 (segunda-feira), das 9h às 21h, no pátio dos blocos F (térreo), do Campus Itajaí, haverá a distribuição de materiais informativos e orientações sobre o distúrbio e sobre o projeto de extensão. No espaço, também serão comercializadas, pela Associação, comidas típicas de Festa Junina.

Já no dia 13 (quinta-feira), às 19h, no auditório 1 do bloco F4, ocorre o ciclo de palestras intitulado “Compreendendo o sujeito com afasia: uma proposta interdisciplinar”. Professores dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia conduzirão o debate. As inscrições para este evento, gratuito para acadêmicos, professores e funcionários, estão disponíveis aqui.

Projeto de apoio aos afásicos

Acadêmicos e professores da área de saúde planejam, discutem casos, executam e monitoram as atividades do AAfas, que se dividem entre triagem de novos pacientes, reuniões com cuidadores, oficina de conversação, encontros da associação e reuniões internas da equipe do projeto.

As atividades ocorrem, uma vez por semana, de forma separada –  afásicos para um lado e cuidadores para outro. Além disso, semanalmente, também são feitas as triagens e todos os associados reúnem-se para atividades de lazer como, dominó, baralho, artesanato, entre outras.

Como participar?

Os interessados devem entrar em contato com a Clínica de Fonoaudiologia da Univali, pelo telefone (47) 3341-7692, para agendar um horário de acolhimento. No primeiro contato a equipe apresenta as atividades do projeto e realiza uma breve avaliação para conhecer o participante. Não é necessário encaminhamento médico ou de Unidade de Saúde, e tanto a triagem quanto as atividades são ofertadas de forma gratuita.

Mais informações: (47) 3341-7659, na coordenação do curso de Fonoaudiologia da Univali | (47) 99973-1116, com a professora Denise Terçariol.