AGRONEGÓCIO: Neri Geller se reúne com equipe econômica e Guedes garante atenção ao setor

51
Neri Geller esteve com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Após ter cobrado providências da ministra de Agricultura, Tereza Cristina, em audiência pública na Câmara dos Deputados na semana passada, o líder da bancada de Mato Grosso, deputado federal Neri Geller, esteve em reunião, nesta terça-feira (28.05), com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Dentre os assuntos em pauta, o Plano Safra, a política de armazenagem de grãos, garantia do preço mínimo do milho, verba de custeio e orçamento para programas como Pep e Pepro.

Neri Geller esteve com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Antes dessa audiência com o ministro estive com o presidente da Conab justamente para traçar uma linha de atuação e atender, de forma urgente, a agricultura brasileira. O setor está travado, o Governo não libera nada, e estão ‘errando na dose de cautela’ sobre o setor que sustenta a economia do País”, disse Geller.

Para o mato-grossense, o Mapa deve retomar a “rédea” nas negociações junto ao mercado internacional, já que o Brasil é o maior produtor de café e cana-de-açúcar do mundo, segundo maior produtor de soja e aves, terceiro de milho e 4º maior produtor mundial de suíno.

“Trabalhamos muito até aqui para abrir mercado e inserir o Brasil como grande plêiade mundial do agronegócio. Acompanhamos a questão interna como a política de tabelamento do frete, a criação de novos impostos sobre a produção (a exemplo do Fethab em Mato Grosso), a alta dos preços de produtos importantes na produção (insumos) – como fertilizantes e defensivos (devido à dependência de importações) e o óleo diesel (impactado por políticas públicas instáveis), tudo isso somado, gera grande volatilidade. Precisamos confiar na atuação do Governo em defesa do setor”, expôs.