“Nossos filhos precisam aprender a construir relacionamentos”, defende doutor em neurociência Nino Paixão

46
Doutor em neurociência pela UNICAMP, o pesquisador esteve em Cuiabá e participou da Escola de Pais do Colégio Salesiano São Gonçalo - Foto Alysson Manoel (1)
 Doutor em neurociência pela UNICAMP, o pesquisador esteve em Cuiabá e participou da Escola de Pais do Colégio Salesiano São Gonçalo
Comprometida com a discussão e aperfeiçoamento da relação escola-família-comunidade, a Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Salesiano São Gonçalo realizou na terça-feira (21) a “Escola de Pais 2019” com a presença do professor doutor em neurociência pela UNICAMP, José Meciano Filho, conhecido como Nino Paixão. Participaram profissionais da educação e mães e pais dos estudantes da instituição. O objetivo foi de sensibilizar e envolver o público acerca do tema: Construindo uma nova relação: A Escola, a Família e o aluno, para um futuro melhor.
“Nossos filhos precisam aprender a construir relacionamentos. É desde crianças que se aprende a criar vínculos e para isso, precisamos acolher, promover o afeto. Tudo isso gera um desenvolvimento saudável e ainda facilita na aprendizagem da criança”, defende o neurocientista.
Doutor em neurociência pela UNICAMP, o pesquisador esteve em Cuiabá e participou da Escola de Pais do Colégio Salesiano São Gonçalo – Foto Alysson Manoel
Pesquisador desde 1980, Nino Paixão apresentou alguns dados importantes de seus estudos. De acordo com ele, a escola é hoje o segundo grupo da escala social mais importante na vida das crianças. “Por isso o ambiente escolar precisa estar preparado para facilitar o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social das crianças”, exemplifica. Defendeu ainda que todo o contexto social contribui para a formação do caráter: “A criança não é formada somente a partir da sua carga genética, mas também a partir das relações que ela tem com o meio ambiente”, justifica. 
O presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) e diretor do Colégio Salesiano São Gonçalo, padre Paulo Vendrame explica que o encontro é promovido todo semestre e tem a proposta de sempre trazer uma programação para instigar o debate e aprimorar a educação dos alunos, em casa e na escola. “É na família que se dá início ao processo de socialização, educação e formação para o mundo. Dessa forma, para este encontro, trouxemos Nino Paixão, uma referência nacional na área da neurociência e educação”, diz. 
Pai de dois alunos, o empresário Clênio de Souza Casarim avalia de grande importância a iniciativa da escola. “Extremamente funcional e necessário esses encontros que o Colégio Salesiano São Gonçalo promove. Hoje existem muitos pais, que para priorizar os projetos de vida, colocam o trabalho em primeiro plano e esquecem dos filhos”, comenta.
A farmacêutica Sabrina Monteiro participou pela primeira vez da Escola de Pais e diz que aplicará na educação dos filhos muito do que aprendeu com Nino Paixão. “Sou mãe de dois meninos, eles começaram a estudar este ano no São Gonçalo. Estou muito satisfeita com evento, muito esclarecedor, vou usar muito do que aprendi, na educação dos meus filhos”, conta.
Ao concluir a palestra, Nino Paixão deixou a seguinte pergunta para reflexão aos pais “O que você quer deixar de herança para seu filho”. Fechou o encontro afirmando que “filho é o maior investimento” e no futuro se tornam reflexo da educação, acolhimento e amor que recebem hoje dos pais.
Texto: Conecte Relações Públicas/ Hernandes Cruz
Fotos: Alysson Manoel