A imagem – Por Bispo Macedo

106

Abraão nasceu em uma família idólatra e num tempo em que o paganismo estava impregnado na civilização.

Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o SENHOR Deusde Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses. Josué 24.2

A idolatria é abominável aos olhos do Altíssimo porque se opõe ao plano dEle quando criou o homem.

E criou Deus o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1.27

Fica claro que, desde o princípio, a intenção Divina ao formar o ser humano, era de que esse fosse a sua representação na terra. Ele recebeu domínio sobre tudo e era a imagem de Deus.

O pecado quebrou essa parceria e a humanidade foi crescendo distante do Criador. Através de Noé, veio a tentativa de recomeçar a raça humana, tendo-o como padrão. O tempo passou, seus descendentes se desviaram mais uma vez, e os falsos deuses foram surgindo. Passou a existir deus para todos os tipos e gostos!

Quando Deus chamou Abraão, aos 75 anos, e o fez sair de Harã, da casa de seus pais e ir para a terra que lhe mostraria, assim o fez, exatamente, para separá-lo dessa fé pagã.

A obediência irrestrita de Abraão agradou a Deus e deu início ao plano de criar uma nação, na qual nasceria Aquele que abençoaria todas as famílias da terra. Na verdade, o evangelho não começou em Mateus, mas em Gênesis! Abraão foi o precursor do evangelho!

Quem olhava para Abraão via nele a imagem do Próprio Deus, tanto na conduta, como na qualidade de vida. Em Jesus, através da pessoa do Espírito Santo, todos aqueles que olham para Abraão, ou seja, que vivem a fé sacrificial, passam a refletir a imagem do Deus Altíssimo.

Quando uma pessoa recebe o batismo com o Espírito Santo, se torna essa imagem viva na terra. Quem olha para ela vê o Próprio Deus! Foi isso que Jesus revelou:

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não Me tendes conhecido, Filipe? Quem Me vê a Mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14.8,9

Deus não quer ser visto em sua vida por meio de uma imagem feita por homens. Ele quer que você O represente tanto pelo caráter, como por uma vida de qualidade. Olhemos para Abraão!