Oito veículos são entregues para reforço da Assistência Social em Porto Velho

57

A Prefeitura de Porto Velho entregou oito camionetes para a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf). A solenidade de entrega das chaves aconteceu na manhã desta sexta-feira (12/4), no pátio da Prefeitura.

As camionetes facilitarão a mobilidade das equipes que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), fortalecendo e ampliando o serviço da Rede de Proteção Social Básica do Município.

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, agradeceu o apoio que o prefeito Hildon Chaves e a primeira-dama do município, Ieda Chaves, têm dado a Semasf. “Essas camionetes vêm para reforçar nosso trabalho, que é atender a população carente. Estamos buscando garantir os direitos sociais dessas famílias para que tenham mais acesso aos serviços públicos e os atendimentos com nossas equipes”, disse o secretário.

Hildon Chaves fez um breve relato sobre a história da Semasf que, na sua gestão, teve que começar praticamente do zero. “Hoje nós vivemos um outro momento, a Semasf deixou de ser o patinho feio e chegou a cisnes. Recebe hoje oito camionetes zero. Temos uma estrutura que ainda não é a ideal, porque a demanda é muito grande, mas está muito diferente, para melhor. Faço votos, secretário Claudi, que você e toda sua equipe continuem fazendo esse trabalho que, na verdade, repito, é uma prova de amor ao próximo”, disse o prefeito.

Camionetes

Uma das camionetes atenderá a ‘Equipe Volante’, que realiza atendimentos nas áreas de difícil acesso, nas áreas rural, urbana e ribeirinha. Essa equipe é responsável pelo cadastramento das famílias nos programas sociais e pelo atendimento com a equipe de referência, que é formada por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais.

A ‘Equipe Volante’ que realiza visitas domiciliares aos idosos e pessoas com deficiência também será contemplada com um dos veículos. Essa equipe é responsável pela inclusão dos beneficiários e requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único, para programas sociais do Governo Federal.

Também receberá uma das camionetes o ‘CRAS Theodoro Cromo’, localizado no distrito de Jací-Paraná. O veículo facilitará as visitas domiciliares nos distritos e a prestação dos serviços socioassistenciais, realizados por assistentes e psicólogos, nas residências.

Outro carro será entregue ao ‘CRAS Dona Cotinha’, para reforçar o atendimento e distribuição de alimentos às entidades e associações inclusas no ‘Programa de Aquisição de Alimentos’ (PAA). Facilitará inda a prestação dos serviços socioassistenciais, com visitas domiciliares do ‘Programa Bolsa Família’, BPC e outros.

A entrega dos veículos também beneficiará a Central de Atendimento do Programa Bolsa Família e Cadastro Único. O veículo novo deve reforçar as visitas aos beneficiários dos programas sociais, a averiguação de denúncias e o cadastramento nas áreas urbanas e rurais do município.

Duas camionetes serão entregues à sede da secretaria, para reforçar o acompanhamento dos serviços, pelos gerentes e diretores do departamento de proteção social básica, que são responsáveis pelos CRAS e Centros de Convivência. Esses profissionais precisam estar todos os dias acompanhando as unidades, verificando os serviços que são oferecidos à população.

O oitavo automóvel será direcionado ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), para fortalecer o controle social do Sistema Único de Assistência Social, reforçar a averiguação de denúncias que o conselho recebe, sobre os programas e benefícios sociais, e reforçar as visitas às entidades e organizações de assistência social, que requerem a inscrição e o monitoramento do conselho sobre o trabalho social que elas desenvolvem.

O Conselho possui 48 entidades cadastradas que precisam receber visitas, regulamente, para acompanhar o funcionamento e os serviços que estão sendo oferecidos à população.