Friboi e Associação dos Criadores de Nelore do Brasil firmam acordo e ampliam abrangência do Programa de Qualidade Nelore Natural no país

210

A Friboi e a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) anunciam parceria em que promovem a raça e expandem a oferta e comercialização de carne de gado nelore de alta qualidade a um mercado amplo e cada vez mais exigente.

Com o acordo, o Protocolo Nelore Natural, de gestão e produção de carcaças, será estendido a todas as 36 unidades produtivas da Friboi em dez estados do país, facilitando o acesso dos produtores associados da ACNB.

Os novos parceiros também unirão forças na organização do Circuito Nelore de Qualidade, realizado pela ACNB há 20 anos, e que ganhará musculatura nessa nova fase.

“A Friboi e a ACNB apresentam grande sinergia. Temos unidades produtivas em todos os cantos do Brasil, próximas às fazendas dos associados da Nelore. Com isso, o programa Nelore Natural ganha capilaridade e uma dimensão nacional, o que contribuirá fortemente para o trabalho de valorização da raça, uma das maiores protagonistas da pecuária, responsável por 80% do rebanho de corte brasileiro”, afirma o presidente da Friboi, Renato Costa. “Nossa experiência com a parceria realizada com os produtores e apoio na gestão e promoção do produto tem contribuído fortemente para que possamos oferecer ao consumidor uma carne bovina de altíssima qualidade no Brasil e no mundo”, complementa o executivo.

“A carne Nelore é a carne do Brasil. Temos imensa satisfação em fechar essa parceria com a Friboi, uma das maiores empresas de abate e processamento de bovinos do mundo, o que certamente potencializará o Programa Nelore Natural, que tem o objetivo de valorizar quem produz carne de qualidade.Além de ações de promoção da carne nelore, da remuneração diferenciada dos produtores que fornecerem animais dentro dos padrões estabelecidos, e da ampliação do Circuito Nelore de Qualidade, essa parceria se propõe a implementar ações e disponibilizar ferramentas para que os pecuaristas possam melhorar os seus indicadores, ter mais rentabilidade, e contribuir para fortalecer ainda mais o Nelore e a pecuária brasileira. Todos ganham nesse processo: o produtor, a indústria, o consumidor final e o país”, afirma Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

O diretor de Originação da Friboi, Eduardo Pedroso, também avalia a recém-criada parceria com bastante otimismo. “Juntamente com a ACNB, desenvolvemos um novo protocolo de remuneração aos pecuaristas associados e participantes do programa Nelore Natural, que estará disponível de imediato em todas as nossas unidades. A parceria traz benefícios para todos os elos da cadeia, por preconizar, de um lado, o foco no consumidor pela alta qualidade da carne, e de outro a eficiência produtiva traduzida por mais arrobas por hectare/ano, que impacta diretamente no aumento da renda do produtor”, explica.

A parceria também prevê a promoção de festivais com cortes selecionados, além da abertura de espaço para a ACNB participar de eventos nacionais e internacionais que tradicionalmente contam com a presença da Friboi, como feiras supermercadistas, salões e exposições do setor.

O Programa Nelore Natural conta atualmente com 522 produtores participantes. Somente no ano passado, este grupo forneceu cerca de 380 mil animais para a produção de carne com qualidade superior, sendo a maior parte nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Sobre a JBS

A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 230 mil colaboradores, em mais de 20 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem 350 mil clientes de mais de 150 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de bem-estar animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações nessa área. 

Sobre a ACNB

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 7 de abril de 1954. Sua sede está localizada na capital paulista. Tem por finalidade integrar criadores, invernistas e demais pecuaristas em torno de um objetivo comum: fortalecer e defender a raça que representa 80% do rebanho de corte nacional. Sua missão é posicionar o sistema de produção de carne a pasto, em clima tropical, como o verdadeiro conceito de carne de qualidade, tendo o Nelore como a tradução deste contexto. Neste sentido, desde a sua fundação desenvolve iniciativas de incentivo à seleção e ao melhoramento genético, contribuindo sobremaneira para a grande evolução da raça nas últimas décadas. Entre outras iniciativas, desde 1993, promove os Rankings Nacional e Regionais Nelore e Nelore Mocho. O Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), que dá suporte ao selo “Nelore Natural. Boi de Capim. Carne Saudável.” foi lançado em 2001 e encontra-se em operação desde então, com o propósito de oferecer ao mercado um produto diferenciado por sua padronização e origem conhecida.