IBAMA: Concurso, autorização para avanço, edital pode sair em 2019!

121

Uma excelente notícia aos concurseiros de plantão em todo o país! O pedido de Concurso IBAMA teve três novas movimentações em poucos dias no Planejamento, e isso pode sinalizar que o ano de 2019 será promissor.

No dia 12 de dezembro de 2018 o processo mudou do status de geral para restrito, tendo, em seguida, a conclusão da análise do processo na divisão de concursos.

O processo que pede a autorização do respectivo concurso tramita na unidade de Demandas de Expedições já com o envio, desde o dia 17 de dezembro de 2018, do ofício ao Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Romeu Mendes do Carmo.

O concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), se for autorizado da forma como foi solicitado, terá aproximadamente 1.888 vagas para os cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Técnico Administrativo. É provável que um número bem aquém desse quantitativo seja autorizado.

Último Concurso IBAMA

O último concurso IBAMA foi promovido em 2012 e expirou em 2016, período em que já se buscava autorização para novo concurso. Na época, o concurso ofereceu vagas para o cargo de Técnico Administrativo, que exige nível médio de escolaridade ou curso técnico equivalente. No total, foram 300 vagas abertas, 21 das quais reservadas aos candidatos portadores de deficiência.

A remuneração estipulada no edital foi de R$ 2.580,72, já incluídos a gratificação de desempenho de atividade de especialista ambiental e o auxílio-alimentação, e a jornada era de 40 horas semanais.

Este último concurso de 2012 teve mais de 112 mil pessoas aptas a participarem das provas.