Publicada em 12/07/2018 às 11:26

Municípios de Mato Grosso debatem implantação da Base Nacional Comum Curricular

O foco do evento é promover uma rodada de debates acerca da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no país, com os representantes de conselhos municipais...

encontro educação SinopRepresentantes de vários municípios mato-grossenses estão reunidos em Sinop para a 13ª edição do Encontro Estadual dos Conselhos de Educação de Mato Grosso, que acontece nesta quarta (11) e quinta-feira (12). O foco do evento é promover uma rodada de debates acerca da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no país, com os representantes de conselhos municipais, gestores e demais agentes públicos envolvidos com a área.

 

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, Neurilan Fraga, integrou a primeira mesa de debates do encontro, que teve como tema o “Regime de Colaboração entre os Entes Federados e o Fortalecimento dos Sistemas de Ensino”. A discussão foi coordenada pelo presidente do Conselho de Educação de Sinop e coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-MT), Edemar Jorge Kamchen, sob a relatoria da coordenadora da “Regional Nortão I” – CME / Lucas do Rio Verde, Michelene Rufino.

 

Na ocasião, Fraga parabenizou o presidente da União Nacional dos Conselhos pela realização do encontro. Para o municipalista, é importante que a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular não fique concentrada em Brasília. “É muito importante que todas as regiões participem desse debate e, por isso, fico feliz de ver que todas as regiões de Mato Grosso estão representadas neste evento”, acrescentou.

 

Conforme explica o professor Edemar Kamchen, o objetivo dessa realização é promover diálogos em uma rede partilhada de conhecimento, com participantes conhecedores do tema e podem contribuir para a compreensão do que é a BNCC, de que forma foi construída e como está sendo implementada.

 

O debate também contou com a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Adriana Tomasoni, da secretária de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marioneide Kliemaschewsk, do presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Manoel Humberto Gonzaga Lima, e do vice-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Silvio Fidélis.

 

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

 

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

Autor: Assessoria
Fonte: Jornal Cristão

Comente com o Facebook